terça-feira, 24 de maio de 2011

IN - MUDANÇA


"Nada é permanente, salvo a mudança"- Heraclito - Foto EME



Procurei na História referências!
Queria encontrar homens e mulheres que tivessem marcado a história da Humanidade pela sua entrega, convicção e sentido de dever em prol de causas que fossem maiores que a sua própria existência.
A História tem de facto, no passado, visionários que mudaram, não só, o próprio conhecimento, como a forma de olhar o mundo.
Galileu, Leonard Da Vinci, Einstein, alguns dos homens que nos deixaram uma herança que, nos dias de hoje, ainda definem a nossa forma de interpretar a realidade e de “fazermos” Ciência.
Na defesa de ideais, valores e direitos inalienáveis, Mahatma Gandhi, quebrou todos os paradigmas. Rompeu com anos de um poder colonial, dominante, utilizando a força das palavras e de acções impregnadas de idealismo e de um profundo altruísmo. Gandhi acreditou que era possível a Mudança, mas começando pelos próprios homens. Mudar as leis, mudar as instituições, mudar as regras de nada não serviria, se não houvesse uma mudança interior, em cada Homem. Idealista? Sim muito! Mas profundamente certo!
Hoje, a crise que avassala o mundo moderno, é muito mais que o reflexo de fórmulas de sistemas políticos divergentes. É fundamentalmente, reflexo de um mundo sem valores, sem tolerância, perdido no supérfluo, no culto da individualidade e principalmente, naquilo que é visível aos olhos. Neste mundo sem referências, impregnadas de estereotípicos, criou-se a ideia que os valores são ferramentas obsoletas que impedem o rápido sucesso. Tudo é efémero, tudo é descartável.
Podemos mudar de leis, podemos até mudar de sistemas económicos e políticos, mas permanecerá o paradigma se a mudança não tiver um movimento dialéctico, de dentro para fora, metaforizando, se mudarmos a casa e não os alicerces, tudo continuará sem mutação, inerte e o edifício que nos sustenta, ruirá.
O que nos falta?
Falta-nos a coragem da Mudança, a vontade de sermos Visionários.
Falta-nos a Crença, o Ideal!
Falta-nos um Gandhi!
E, acreditem ou não, ele existe…
Em Mim,
 Em Ti,
Em todos Nós!
( Porque a crença existe...acredito em TI)
EmE

3 comentários:

  1. O que nos falta? A nós Portugueses falta muita coisa...
    O que nos falta para mudar? Falta-nos um líder nato. Um Gandhi, um Martin Luther King, um Nelson Mandela, ou até mesmo um Hitler.
    No fundo falta um líder em quem as pessoas confiem, em quem depositem a confiança por um futuro melhor. É no entanto aterrador, ver que quem nos levou ao precipício, continua a merecer a confiança de tantos portugueses.
    Será que tantos portugueses sofrem do Síndrome de Estocolmo???

    ResponderEliminar
  2. A raiz da mudança está em nós!

    Eu acredito em ti.

    Beijo,
    Vicente

    ResponderEliminar