domingo, 10 de abril de 2011

IN - IDADE DE TREVAS NA ÉTICA


"Criança geopolítica assistindo ao nascimento do novo homem" by Salvador Dali(1943)


 “Vivemos no mundo do irreal onde tudo o que vemos é somente uma sombra imperfeita de uma realidade mais perfeita” Platão


A lucidez de Platão, contrasta com o entorpecimento com que hoje vivemos.
Vivemos de aparências, de enganos, de muitos “faz de conta” e, principalmente, de mentiras.
A realidade de hoje é um compósito de nadas que se julgam  tudo e a escuridão com que a sociedade actual mergulhou é o culminar de um jogo sem regras!
Se analisarmos a profunda crise económica que o mundo moderno ocidental mergulhou, parece-me óbvio que sua génese está, exactamente, nessa filosofia egocêntrica, assente em interesses puramente individualistas com o único objectivo de alcançar sucesso rápido, fácil e a qualquer custo.
É profundamente perturbador ver com que facilidade se venderam sonhos e é ainda mais perturbador ver como foram, levianamente, comprados…vã inocência de um mundo de sombras.
Estamos na Idade de Trevas na Ética! É urgente assumir essa realidade! Trata-se de uma questão de sobrevivência da Humanidade, assumir as responsabilidades e a consciência que todos, sem excepção, estamos manchados pela culpa. Só nesse momento, as correntes que nos aprisionam ao mundo das sombras se quebrarão e, num processo de adaptação doloroso à verdadeira realidade, poderemos por fim, emergir para o Mundo das Luzes!
EmE

1 comentário: